quinta-feira, 25 de junho de 2009

Escolhas

Não consigo mais fzer tantas escolhas, parece que nada mais é como antes, devido a grande variedade de coisas que surgiram com a promessa de revolucionar e ajudar a vida das pessoas. Concordo com o revolucionar, quanto a ajudar, tenho as minhas dúvidas.

Quando eu era criança, a festa se fazia com bolo, brigadeiro. bala enrolada no papel crepon picodo. os temas eram os desenhos da época e a diversao era estourar as bexigas no final da festa com todo mundo empanturrado de bolo e sujo de brigadeiro. Hje tem uma infinidade de temas de desenhos que nao sei nem em que canal passam, e os gêneros, mais dificeis de escolher ainda porque as crianças do mundo moderno estao cada vez mais exigentes. Ahh e ainda tem a saga de comprar o presente certo, eis entao uma das partes mais chatas de se aceitar um convite para aniversario de criança, principalmente se vc nao tiver intimidade com a mesma.
A o estilo casamento e festa de 15 anos tb agora tem ares de superprodução, o que não deixa de ser bom, mas que tb contribuem na hora da escolha do presente e figurino.

Não bastasse eu ter que escolher entre vestido curto ou longo, pretinho basico ou cores, agora tenho que esolher entre vários tecidos e modelagens. Quanto aos cabelos, quem consegue ir a uma loja de cosméticos sem sair de la tonta de tanta diversidade?
pre xampu, xampu com ou sem sal, para cabelos cacheados, mistos ou lisos, pra cabelos escuros, loiros ou vermelhos;
cremes de massagem, leaven, pomadas,espumas
ufaaa
escova de açúcar, mandioca,progressiva,definitiva, inteligente, marroquina
cauterização a frio a quente, selante, hidratação

Ha horas em que bate a saudade do bobse grampo, xampu e condicionador e simplesmente uma touca.

As escolhas nao são fáceis e nunca foram, mas a opção ser feliz é que deve nortear essas escolhas, do contrario, estaremos fadados a sempre querer agradar os outros e nao a nos mesmos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Esquadrão da Moda- repúdio

Ontem tanteando o controle remoto em busca de algo interessante para assistir na TV parei na sbt e vi a Isabela Fiorentino, ícone da beleza e da moda brasileira; resolvi ver o programa que minhamae vem comentando há dias comigo.
FUTILIDADE, eis uma palavra que resume o programa. Os aprensentadores surpeficiais e sem muita versatilidade na apresentação, têm o vocabulario diluido em frases feitas e de ironia pouco criativa porem muito cruel.
Para quem nao conhece o programa funciona assim: alguem da familia ou amigos da vítima em questao, julgam que essa pessoa é brega ou que nao se veste bem (isso para os padroes dels), dai manda uma carta ou e-mail para o programa.
Dai começa a via cruzis
Como é que amigos verdadeiros e familiares pode expor alguem a essa humilhação pública? Quem lhes deu o direito de definir isso ou aquilo sobre a personalidade de alguem?
Os apresentadores vão a csa da vítima, detonam não só suas roupas mas também sua auto estima.
Fazem comentarios grosseiros e dão risadinhas sarcasticas.
Logo apos começam o que eles chamam de salvação. Mudam o estilo da pessoa ao seu bel prazer, mandam pro cabeleireiro, estética, shopping. A escolhida com o sorriso amarelo da relatos doq uanto aquilo mudou sua vida e os apresentadores exibem sorrisos vitoriosos do que eles chamam de "salvação" de uma alma perdida.
Me sinto ultrajada. Todas nós mulheres com alta ou baixa auto estima sabemos que numa festa ou em qualquer lugar sempre olhamos as outras mulheres, criticando-as ou nao por seus estilos, mas respeitando-as por serem o que são.
Agora vem duas pessoas que se julgam ícones porque fazem parte do seleto mundo fashion e querem ditar regras impostas por eles segundo o gosto deles. me desculpa mas não concordo.
tenho minhas crises de auto estima e existencial, mas sou o que sou. Se quero mudar ou tenho que mudar essa tem que ser uma escolha minha, mas se nao mudo o que sinto como posso mudar o que mostro?
Outro dia um psicologo disse à Ana Maria Braga mais ou menos isso:
As pessoas ficam tão precoupadas em agradar os outros e a manterem suas máscaras, que, quando acordam para a realidade, já não sabem dizer o que são, porque estão condicionadas a fazer so o que a maioria quer.
Me lembrei de quando era criança e no livro de portugues tinha o seguinte texto. (parte que me lembro)
Joãozinho foi a escola e a professora pediu que ele fizesse um prato na aula de cerâmica. Ele fez um prato meio torto. A professora disse que estava errado e pediu que ele fizesse um igual ao dela. Ele refez. No outro dia ele pediu que ele desenhasse uma flor. Ele pegou um lapis de cor e desenhou o que ele achava que era uma flor bonita. Ela disse que estava errado e desenhou uma flor de petalas vermelhas e cabo e folhas verdes. Um dia joãzinho mudou de escola. A professora pediu que ele desenhasse uma flor. Como ele nao fez a professora perguntou porque ele nao havia desenhado, ele respondeu que ela nao disse como queria. Ela disse que ele poderia desenhar a flor como ele quisesse, da cor que escolhesse. Ele fez uma flor de petalas vermelhas e cabo e folhas verdes.
Era tarde de mais pra ele.
Talvez nao seja para mim ou para vc, cabe a nós definir.

Quanto ao esquadrão da moda, espero que eles sejam felizes como são, porque um dia, inevitavelmente estarao fora da moda, talvez no proximo verão....

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia dos Sem namorados

Frio pra caramba e com uma coloração rosa, o mês de junho pra quem esta sem namorado é insuportavel. Já reparou que todas eu disse TODAS as lojas são decoradas com corações, velas e cenas de casais apaixonados?
É quase irritante, para não dizer frustante.
Tudo bem que nós as " sem namorados" tentamos de tudo pra arrumar um namorado ate a data fatidica, mas precisa apelar?
Foi simpatia no dia do santo antoni, terço, campanha de oração e do descarrego pra ajudar, mudança no visual, cartao de credito estourado investido no visual, site de namoro, orkut, mandiga, afffffffffffffff niguem merece.
Após passar incólume por tudo isso estamos sozinha.
Mas há aquelas que por orgulho alegam veementemente estarem sozinha por opção.
Ou por falta dela ou por opção deles é claro.
Mas a minha indignação é com a obrigatoriedade de se estar acompanhada nesse dia.
Se você ja passou dos 25 entao, é um crime estar sozinha. E a liberação feminina?
A individualidae?
Ser bem resolvida?
Ser decidida? Inteligente? Independente?
Ora convenhamos? Eu e vc queriamos na verdade ter um namorado.
Do que adianta profissao, dinheiro, altos gastos com beleza e bem estar se a solidão aperta no final da tarde e vc sente falta é de dois pezinhos colados aos seus?
Mas ja que tudo o que tentamos nao deu certo, o jeito é partir pro "senhora de si" e tentar passar a dta incolume.
No meu caso a coisa se complica porque alem de inteligente bonita e independente alem de bem resolvida sexualmente e contente com a vida de solteira sem cobranças, meu aniversario é 4 dias apos o dia dos namorados, ou seja tenho tudo o que os candiatos de plantao precisam com argumentos para nao se apresentarem ao cargo.
Porque convenhamos, os homens em sua maioria (porque os que nao sao assim são objetos raros e de colecionador)gostam das burras e gostosonas, porque sao mais faceis e cobram menos.

Frente a essa realidade crua e nua, eis que elaborei uma estratégia de ação antidepressiva para o dia fatidico:

1- Não fique sozinha sobre nenhum argumento, isso a deixaria com a impressao que esta relegada ao esquecimento social.
2- Nem que estoure seu orçamento do mês e ate do ano, permita-se um retoque no visual cabelo unhas roupas e sapato, porque acima de tudo vc é uma mulher e quer ser bonita e é bonita por natureza.
3- Segundo o IBGE há outras tantas mulheres como vc, entao reúna as amigas e vão pra balada. Há um a chance em um milhao de encontrar o último solteiro da cidade e ainda treinar seu Karate brigando com as solteiras por esse ultimo pedaço de torta de morango vestida de homem.
4- Compre um presente pra vc mesmo, mas evite shoppings e lojas badaladas, porque sempre tera aquela vendedora incoveniente que ira perguntar
_ o presente é pro namorado?Posso ajudar a escolher? vc se sentira ainda mais chateada.
5- Escreva, invente e reivente 10 bons motivos pra estar solteira no dia dos namorados e leia e releia. Vc nao ira se convencer mas ao menos se sentira mais aliviada com o desabafo.
6-Declare sua paixão por si mesma. nada de filmes melosos para ver em csa.

Lembre assim como eu vc é uma mulher decidida, nada de reclamar da vida, afinal antes só do que mal acompanhada. Que me perdoe as orgulhosas mas essa é uma mentira deslavada pra quem esta carente.
Esse ano, ja que todas as inteperies para arrumar uim namorado nao funcionaram, vou vetsir meu melhor pretinho que realçam meus seios e valorizam minha auto estima um scarpim, um inebriante perfume e me pertirei uma noite memoravel, com um bom ou mau acompanhante

Analise do dia dos namorados

O mês de Julho é sempre frio, quentao, quadrilha e romance no ar. Aliás, tudo parece ter cheiro de canjica, vinho, queijo e amor. As lojas se cobrem de corações, muitos corações e cenas de casais apaixonados, em buscar de cativar os clientes. Os preços sugestivos, as musicas melosas, a decoração, tudo é muito propício a comemoração; os shoppings ficam lotados de namoradas e enamoradas a procura do presente ideal. 
Digo as namoradas, porque os homens, geralmente compram seus presentes de última hora, com pouca criatividade, tb incetivados pelas amigas do trabalham que perguntam: o que vc comprou pra sua namorada? Num lampejo de memória ele se lembra que esqueceu e sai desesperado a procura que alguma vendedora caridosa o ajude a escolher o presente.
Eis a semana dos namorados da namorada em início de namoro: 1 mês a 1 ano:
Mulher apaixonada,pisando em nuvens cor de rosas, sai todos os dias da semana e vai ao shopping procurando algo que pareça com ela e que o faça lembrar dela. Geralmente pede opnião dos amigos ou da família dele. Capricha no pacote, escreve cartinha com o seu perfume, sugere irem a um restaurante ou barzim da moda.Compra roupas e sapatos novos, vai ao cabeleireiro e é claro o presente sai o dobro do preço.
Eis a semana dos namorados do namorado em 
início de namoro: 1 mês a 1 ano:
Ele todo bobo, investiga com as amigas dela o que ela gosta mais, compra algo simples e barato que a mae o ajuda escolher e compra uma camiseta nova para sair no dia 12.
Eis a semana dos namorados da namorada; namoro: 2 a 5 anos:
mulher apaixonada, vai a loja e compra o tênis ou a camiseta que ele mais gosta. prepara um jantar,veste uma lingerie nova.
Eis a semana dos namorados do namorado; namoro: 2 a 5 anos:
Ele mais seguro,sai compra um buque de rosas, manda entregar.A leva a um motel.
Eis a semana dos namorados da namorada; namoro: 5 anos ou mais:
ela ja espera o pedido de casamento, pergunta pra ele o que ele quer ganhar, sai e compra o proprio presente com o cartão dele.Ficam juntos em casa ou saem pra jantar
Eis a semana dos namorados do namorado; namoro: 5 anos ou mais: 
Ele da o cartao de credito pra ela pra que ela mesmo compre o presente ou nao se lembra da data. Saem pra jantar fora ou so veem um filme em csa.

Independente do tipo de namorado ou namorado que a pessoa é , a verdade é que o namoro deveria ser prolongado ate mesmo depois do casamento.
No namoro tudo é perdoado: infantilidade, obscenidade, carinhos explicitos, tudo é novidade.
O namoro é pintado em cores vivas, alegres, a passionalidade é levada ao extremo, as ultimas consequencias.
Feliz dia dos namorados, porque arrumar um em tempos de crise economica,social e cultural não é fácil.