segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A dieta

Ela estava tonta de fome mas nao iria se abater, afinal ha uma semana so tomava água por causa do compromisso de sexta. Não suportava mais ver coisa verde, lhe dava arrepios. Mas valia a pena. Queria estar linda e o vestido vermelho iria entrar sem dificuldades ou ela mudaria de nome.

COnheceu Pedro na faculdade. LIndo. Simplismente lindo, foi o que disse boquiaberta ao ve-lo encostado no balcão de xerox da faculdade.1,80 branco, olhos e cabelos castanhos, falso magro, um perfume intorpecedor. Voz doce, porte firme. Ela poderia jurar que estar sonhando qdo o aluno atras dela chamou sua atenção ja que a recepcionista do xerox estava chamando-a ha mais de 5 min. Depois desse dia era o Pedro quem povoava todos os seus sonhos dos mais infantis aos mais eróticos.

O segundo encontro foi mais catastrofico pra ela: Estava na lanchonete quando ele apareceu com os amigos e sentaram na mesa ao seu lado.A coitadinha ficou tao nervosa que deixou o açai cair na roupa branca que estava usando. Gafe geral. Depois do episodio ela ficou mais de uma semana sem ir a aula por causa da vergonha. Quando foi repor as aulas em outra turma, quase leva uma queda de propria altura quando a única cadeira vaga era do lado do seu Deus Grego. Rubra de vergonha não teve outra alternativa a nao ser sentar-se ao lado dele.

A aula toda foi um tormento. Baixava a cabeça redirecionava o olhar, mas acabava encontrando o sorriso daquele que temperava seu dia com pitadas de alegria e angústia. Quando no intervalo ele veio procura-la não acreditou. Ele queria que ela fosse seu par no trabalho indicado pelo professor.

A partir daquele dia encontravam-se após as aulas e discutiam sobre o trabalho e outras amenidades; esses poucos momentos eram aproveitados por ela como dia de natal na infancia. COm o tempo foram adiquirindo intmidade, ja voltavam pra casa juntos, riam das mesmas piadas, faziam todos os trabalhos juntos. À medida que a intmidade entre os dois crescia, crescia tambem a paixão desmedida por ele. Era insuportável para a coitada ouvir com ares de melhor amiga às confidências amorosas dele.

Uma tarde apos terem terminado o trabalho Pedro convidou-a pra sair. Argumentou que ela seria uma ótima companhia e que a noite seria incrivel. Marcaram para sexta apos a aula e o lugar escolheriam no caminho. O convite que deveria te-la deixado entusiasmada quase provocou um ataque cardíaco. 

"Ai meu deus! era a expressao repetida por ela ao se olhar no espelho. Estava gordinha; não estava gorda. Precisava emagrecer... ele a acharia horrenda... ele ligaria desmarcando. Não conseguia dormir. Regime, fome, urgência, ela conseguiria.

Agora estava ali perdida em pensamentos enquanto esforçava-se pra encaixar todas as suas curvas no vestido perfeito para uma noite perfeita. Apos tanto estica e puxa, deita levanta, conseguiu fechar o zíper e respirar com dificuldade. Conferiu maquiagem, sapato,perfume.Ótimo, nessa noite ela iria se declarar.

Pedro a beijou no rosto, elogiou a roupa, disse que estava linda. Chegaram ao melhor restaurante da cidade, ele puxou a cadeira para que ela se sentasse, escolheu o vinho. Como se andasse em nuvens, ela não poderia se sentir melhor. Tudo ia bem quando veio o metri entregou o cardápio. Ele escolheu uma lasanha quatro queijos e ela uma salada de salmão com palmito. 

De repente, mal podia respirar, estava tonta, fraca, amarela. Pediu licença e com dificuldade caminhou ate ao banheiro onde sentiu suas mãos suando frio. tentou ser forte, lavou o rosto, mas as cenas que vieram depois eram flashes de cirenes e vozes sem identificação. Acordou num quarto de hospital com Pedro segurando suas mãos e uma bela moça loira, alta, de corpo torneado ao lado dele. Ela era a enfermeira que estava no banheiro quando ela desmaiou por causa da hipoglicemia, consequencia da fome que a abatia há uma semana. 

Poderia ter sido pior se você não estivesse lá CRis, agradecia Pedro que foi chamado as pressas para levar a amiga ao hospital. Refeita do susto, soro instalado, maquiagem borrada e vestido rasgado, ela se sentia a última das mulheres. Poderia ter morrido, seria melhor que enfrentar o amado naquelas circunstancias.

Refeita, de volta a faculdade Pedro cercava-a de mimos e cuidados para que a amiga não sofresse mais. Resolvida a reverter a situação e para agradecer a atenção do amigo, marcaram outro jantar com a promessa que dessa vez a noite teria o final perfeito. 

Vestiu o pretinho básico, joias discretas e apenas uma cinta para disfarçar as saliencias. Ao chegarem no restaurante o gentil cavalheiro cumpriu todo ritual, puxou a cadeira, pediu o vinho e avisou que tinha uma supresa para ela. Ela encheu-se de coragem e decidiu fazer sua declaração de amor quando, vê chegar a Cris, sua salvadora. Pedro puxou a cadeira para a moça e com um sorriso largo disse

- Vc se lembra da CRis?

- Sim, nem sei como poderei agradece-la por aquele dia. Ela foi muito boa comigo.

- Pois é, ela me ajudou tanto, que eu fiquei impressionado com sua agilidade, competencia e carisma. Para agradece-la pelo que fez convidei-a para jantar. Ela foi tão natural, tão simples. Pediu uma lasanha e um canelone, e ao contrario das mulheres artificais que saem comigo e nada comem por vergonha ou dieta ela comeu tudo. Ainda fomos ao cinema e antes de irmos para casa ela me mostrou o melhor sanduiche da cidade. Foi paixão a primeira vista. Estamos namorando e queria que você fosse a primeira a saber.

(...)

A noite foi um fiasco. Ficou ali de candelabro, porque vela seria muito pouco naquela situação. Viu cenas de beijos, um colocar a comida na boca do outro, chamegos e carícias. Tudo regado a muitos elogios. 

Quis pular da ponte proxima, quis beber veneno, quis morrer. Tanto sacrificio por nada. Odiou o nome Pedro, o homem, o amigo a vida. Vestiu um pijama de flanela, fez uma panela de brigadeiro,colocou o dvd de "um amor pra recordar" e foi assim, que viu seus sonhos desvanecerem. 

Quem entende o que os homens querem ?










sábado, 24 de outubro de 2009

Carta ao coração

Querido coração

Não sei porquê o chamo querido, haja vista o que você tem me feito passar; agruras diga-se de passagem.
Tenho tentado arduamente manter uma relação cordial com você, de amizade sincera, quase fraternal, e como você me corresponde?
Fazendo-me sentir dores alucinantes, noites e mais noites de insonia; fora a decadência física. Porque depois de uma noite insone chorando, não há rosto que escape ileso às maledicências amorosas.
Eu que pensei que fossemos companheiros....
Há tempos você vêm se encantando pelos mais diferentes corações. Se ao menos você se reservasse, se mantivesse quieto, só admirando...
Não!
Faz questão de se entregar; pula de cabeça e quem paga o preço sou eu.
Os sintomas são os mesmos: olhar meigo, mãos frias, pernas bambas, música melosa no dvd. Aliás, Chrystian e Ralph, Legião Urbana e Laura Pausine. É pra acabar.
Porque tem que ser sempre assim?
Você poderia ao menos me dar a chance de escolher ou me preparar e assim sofrer menos.
Mas não, você se entrega e quem paga o preço sou eu.
O que eu fiz pra que você me trate assim? Onde foi que eu errei na nossa amizade? Quando foi que eu deixei de lhe dar atenção?
Não que eu seja contra a paixão, mas você não tem discernimento e idealiza demais. Eu tento avisar, fico quieta no meu canto, deixo você excluido, e você parece que não entende.
Dessa vez você foi longe demais. Não era pra ser desse jeito.
Eu tento esquecer e vc se apega. Tento não ligar e você me deixa triste. Triste eu bebo, bêbada eu ligo, ligando eu sofro. Isso vira um ciclo vicioso.
E voce parece não se importar com meu sofrimento. Fez amizade com a insonia e enquanto me vêm caminhar de um lado pro outro da csa, sapear no controle remoto, acho que nasceu entre vcs dois uma paixao que se alimenta de mim, das minhas forças.
Sem dormir e ainda pensando numa paixao, que so pra variar, vc escolheu ser platonica.
E quando eu o questiono vc sempre vem com o mesmo argumento: as paixoes platonicas sao mais poeticas.
Poeticas uma pinóia. Quem te disse que eu quero ser ou estar poetica. Eu quero ser e estar apaixonada correspondidamente. Que mané poetica que nada. Presta atenção no fim do Castro Alves, Carlos Drumond de Andrade e por ai vai. Sozinhos e desesperados. E pra variar todos eles tinham um coração vagabundo e traidor como vc.
Ja parou pra pensar que eu posso deixar de alimenta-lo? Desistir simplesmente?
Mas vc esperto que é tem ao seu favor o desespero dos amantes,a vontade tendenciosa de viver para adorar o ser amado.
Fala serio, me dá um descanso. Não aguento mais.
Isso é um pedido desesperado de alguem que não suporta mais as frustrações dessas suas paixoes mal resolvidas e que de hoje em diante resolveu ser feliz.
Pense bem no meu caso, pondere, estamos juntos há tanto tempo. Não se corrompa por palavras doces e olhares perdidos. Não se domine pelo toque macio ou pelo abraço demorado. Não se envolva pelo afago ou elogios vindos fora de hora. Corra disso tudo.
Nós dois sabemos onde esse caminho ira acabar.
Veja meus olhos marejados por lagrimas incontidas e tente me entender. Sei que vc sabe ser generoso.
Não será facil porque vc se acostumou a mim entregue, dominada, inerte,mas tenho certeza que juntos poderemos vencer mais essa desilusão e sermos felizes.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

E quando vc

Seus caminhos quase incertos,
De tão tortos tão pendentes
levam sonhos plenos
levam falas amenas
levam gestos simples
Essa sua face singela
essa sua faceta perene
essa sua mania anti careta
faz de estrelas chão de luz
faz de flores alma perfumada
fala de paz com incoenrencia da turbulencia
Esse seu medo
essa sua coragem
essa sua virtude de ser imperfeito
essas suas bondades desafiadas
E quando vc fala
E quando vc grita
E quando vc incita
E quando vc responde
E quando vc cala
E quando vc deixa pra la
E quando vc busca
E quando vc traz
E se tudo fosse facil
e Se tudo fosse SE
Seria cometa
seria estrela
seria estrada
seria muito
seria poucas palavras
O inusitado
A magia
a beleza
A incerteza
E o amor

Tom

Som
Luz
Melodia
trilha perfeita nas horas certas
trilha perfeita nas imperfeitas horas
Compassos complexos
pauta despautada
Notas que se confundem
Desejos que se atalham
Letras dissimuladas
Letra valsada
Letra não traduzida
Versos rimados pelo poeta
Versos esquecidos na gaveta
Estrofe de uma vida inacabada
COmposição escrita pelos momentos
Vc é aquela música de rara beleza cujo os versos estao sendo escritos pelo tempo

Para meu amigo Bruno

Era canção: melodiosa, pura,encantadora
Era magia: silenciosa, poderosa, curadora
Era amor: de amigo, de irmao, de anjo para anjo
Era vontade: de estar sempre perto, de não soltar, de juntos poderem voar
Era desejo
Era verdade
Era mentira
Talvez vaidade
Era história
Era prosa, verso, canto
Era você meu doce anjo
Era meu encanto
Era meu porto seguro
È minha vontade de estar perto e longe, dentro do coração
è o meu amigo, meu anjo protetor, minha doce ilusao de felicidade.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

camponesa

Era uma camponesa

Apenas uma camponesa

peito arfante adornado por decote

Cabelos soltos Despenteados pelo vento

Camponesa de gestos simples

camponesas de ideias vagas

Sonhos perdidos

Anseios da alma inocente


De repente por encantamento

Despercebida perdeu a guarda

Invadiu-lhe uma sensação difusa

Um tanto confusa

Trancou-se por dentro

Era um Mago

Era Feiticeiro de raro poder

Não conhecia as agruras da paixão

Não era amor

Ahh naão era amor


Era algo que consumia
Algo que não conhecia
fez-se pesarosa
Medo de entrar
Era escuro,
éra dúbio
Mas o mago esperto que era
dominou seu ollhar
Mas não era amor


Não sabia explicar
Não era amor

Poderoso o mago cercou-lhe de sorrisos
Seu olhar puro misterio
Era isso que a envolvia
Pobre camponesa ele dizia
Pobre camponesa enfeitiçada

Lascivia
Pecado
Desejo
DESEJO
Palavras ou sentimentos que a mandavam
deixavam fora de órbita seus pensamentos
Sua simplicidade não a permitiam entender
Pobre camponesa
Enfeitiçada

Não era amor

O que seria?

Aos poucos a camponesa
De tão simples que era
o feitiço foi mudando
e ela via mais que seus olhos conheciam
Ja nao era tão simples
Tão pobre
Tão meiga
Pobre camponesa
Tinha descoberto o sentido de tudo

Não era amor
O que seria?

Pobre camponesa enfeitiçada
Já não era tão pobre
Tão camponesa
Tão meiga

Não era amor
Ela sabia

A moça camponesa

procura

Não quis procurar
mas sempre encontrava
pra isso se desdobrava
tantos amores
Tontos
Desarmados
mergulhados em dor
Da música so um acorde
Do encontro uma despedida
A noite os gatos são pardos
Como parda era a pele
Como parda a mao que a tocava
Ilusão de crer
Ilusão não perder
de peito arfante encontrar
o que não havia perdido
Esqueceu
da música o acorde
Tarde o sonho
O desencontro encontrado
Melancolica arte de perder
Arte disfarçada de esquecimento
Encontro e desencontro
Mentiras a parte
o Acorde esquecido
Nen sequer fora escrito
Não quis procurar
E encontrou
Alta madrugada
Miados de gatos de rua
Na esquina um homem caído
Uma mulher seminua
Crianças dormindo

A boemia ja fez seu último fregues
mulher mal amada
desprezada
sem consolo
Maquiagem borrada pelo choro
Pela raia
pela miseria
pela covardia

Coração dolorido
Alma perdida
Moral consumida
achou que seria facil

Quis sair nao pode
Quis gritar nao conseguiu
Quis ouir fingiu
Quis sorri nao soube

Caida estava porque quis
partir nao foi
ser forte nao era com ela
Melhor sair
cambaleando
Gosto de rum na boca
cerevja barata
ressaca pre anunciada

No outro dia
entre um anador e outro
lembraria-se do adeus anunciado
Da vida dedicada
Do seu fracasso moral
Outro porre seria a solução

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

fria

frrrrrrrrioo
Muito frio
Pouco calor
falta de riso
Muitoo frio

Gelo
água fria
muito fria
pouca quentura
falta calor

Fria
gelada demais
falta calor
quentura
brandura


Frio
Gelo demais
Destempero
Baixa temperatura
Frieza em demasia
fria

É so Criança

Anda descalça
Magra coitada
É so barriga
È so verme
É so criança

Anda abatida
Meio esquecida
Não sabe brincar
Jogada nas calçadas
A rua é seu lar
É so criança

Anda comendo terra
Comendo lixo
Sobras de luxo
restos de sonho
É so criança

Anda chovendo muito
Ela esta desabrigada
Adora brincar na água empoçada
Não sabe o mal que tem
O mal que faz
Fica la quietinha
cata latinha
É so criança

Anda fazendo calor
ela fica pelada
mal vestida
mal trapilha
emenda a caridade disfarçada
Anda só coitada
É so criança

Anda anoitecendo rapido de mais
O sono nem sempre vem
Que esperança adormecer tranquila
Mas tem amigos
companheiros na desgraça
Não quer dormir pra não sonhar
Tem sono demais
Sonhos constantes
É so criança

Anda demais
passos largos
As vezes corre
As vezes se esconde
Não entende porque é diferente
Ouviu dizer que é criança
Mas não sabe o que significa
vem algumas na rua
seguras pelas maos estdendidas da mae
A sua ela mal conheceu
Anda depressa pra ver se chega a algum lugar
é so criança

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Anjo miguel

Quando você surgiu
Estrela pequenina
Estrela que luzia
Um anjo vindo do Céu
Meu coração encheu-se de alegria
Minha vida de harmonia
Prsente de papai noel
Quando você nasceu
vindo da nossa alegria
Era vida que trazia
Era vida que vinha
Era meu presente de Deus
Com nome de anjo amado
Anjo encantado
Amor abençoado
Gravou seu nome no meu coração
Seu sorriso em meus olhos
Fez dia minha noite
Quando você veio
com esse jeito maroto
com esse sorriso fácil
maos pequeninas
perninhas grossinhas
linguinha pra fora
olhar de candura
fez harmonia nossa casa
fez felicidade meus dias
Fez o amor transbordar
És meu anjo querido
meu anjo menino
meu miguel

sábado, 3 de outubro de 2009

Deserto

Oásis de águas doces
àguas purificadoras que procuro
Sigo em passos errantes
Tropegos e desliquilibrados passos
A escuta do vento na contagem do tempo
àguas
Oasis não matam sede nem refrigeram almas
MApas mal traçados
Rota mal planejada
Fiquei perdida
Rezas, orações, mandigas
Apego a crença pra contrariar a descrença
Frente a frente ao deserto
De costas para a procura
A sede vai secando a boca
Aumentando o desejo
Ressequindo o corpo
Um Saara entre eu e você
Me faz acreditar que não existem brechas
Passos marcados na areia
Desfeitos pelo vento
Eu não sei como chegar a você
Você nunca chegara ate a mim
As areias cegam seus olhos
Meu mapa falta um pedaço
Em mim sobram pedaços de você
Eu te refaria se pudesse
te encontaria se soubesse
Vc habitaria em mim
As águas do oceano são frias
Mas não matam sede
Suas lágrimas não me convencem
A minhas não te ladearam
E os passos vao ficando perdidos
Um passo marca o vento apaga
Mapa de preço alto demais
Oásis a frente
parece Verdade
Águas salgadas não matam sede
Mapas comprados não encontram você

Vou abrir a janela

Vou deixar minha janela aberta
Entrara a brisa
Entrara o vento
Entrará a chuva
Passrá o tempo

Vou deixar minha janela aberta
Sairá a saudade
Sairá a amargura
Sairá o desprezo
E as lágrimas irão entreabri la

Vou fechar minha janela
Não entrar o sonho
Não entrara a esperança
Não entrara a espera
Não entrará voce

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

migalhas e tostoes

Me perdoe, mesmo sem vc querer

mesmo dizendo por dizer

não quero e nao preciso dissimular

Não se admire de certezas ditas de verdades cruas e nuas

Meu sussuro tantas vezes fala por mim

So que agora ele já nao é suficiente

Inverdades ditas são quase verdades ou quase mentiras

Não vou mais te pertencer

Fazer de você meu alimento

Ou de sua vida meu sustento

Não estou ao seu bel prazer

Quantas vezes estive ao seu dispor?

Migalhas não sao suficientes

Não matam minha fome

Não me fazem feliz

Tostoes não irão comprar minha felicidade

Não quero fazer do seu começo o meu fim

Quero os louros da vitória que você nunca cultivou

Não sabe o significado

Você é especialista de botequim

Sempre achou que fosse fácil me agradar

Se não entende de amor como pode amar?

Não quero promessas vãs

Nem adeus de amanhas

Quero a liberdade

matar a fome com verdades

Mesmo que inverdades me sustentes por algum tempo

Prefiro a fome da coragem

Que a saciedade da covarde solidão

Maquiagens so caem bem

Quando quero ser outro alguem

que não dependa tanto de você

Sinto muito

Mais por você que por mim

tostoes não compram minha felicidade

E migalhas não irao me sustentar

Fome de vida Fome de amor

Um outra vida longe de vc

Uma nova mulher

Que brote uma nova mulher em mim
Com mãos de pelicas e olhar de lascívia
Olhar de fera, de ferida felina
Que surja sem reflexos ou sombra
Que fuja dos pesadelos que me atormetam
Que faça magia e recite encantamentos
Que tenha sede
Que tenha fome
ue tenha vontade
Que venha nas asas do vento
Nos braços do tempo
Que guarde segredos
Que invente desejos
Desperte vontades
Que ouse e tenha coragem
Que seu cio seja valente
Que não seja covarde
Que seja a mulher que quiser
Que seja livre pra ser
Pra ter
Dizer
mentir
Livre como pássaro
Livre como o fluir de águas torrenciais
Senhora de si
Senhora de seu proprio destino
Dona de si e de mim

Encontros e desencontros

Ela estava sentada na mesma. Ar superior, tristeza no olhar. Entrar naquele barzinho vazio, tomar uma taça de vinho pareceu-lhe uma boa ideia, quem sabe assim esqueceria um pouco os problemas.
Perdida em seus pensamentos, não fazia pose e apelos, sorvia pequenos goles do vinho suave e ia se deixando embalar pela mpb na jukebox.
Ele estava se sentindo angustiado. O dia no trabalho tinha sido horrivel, o término do noivado ja falido era para ser um alivio, mas tinha deixado nele aquela sensação de vazio. Voltar pra solidão do apartamento era o que menos queria. Um barzinho vazio, ótimo; uma cerveja, duas, ninguem pra pertubar. Seria bom relaxar um pouco. Ao menos depois das cervejas o sono viria fácil.
Era a quarta taça dela, uma sensação torpe invadia-lhe o corpo e inebriava a alma. Ela ja começava a esquecer momentaneamente os problemas. Cantarolava negue com a veemencia da Bethânia.
Tres cervejas depois, uma ou duas palvras trocadas com o garçom, ele ja pedia a conta. A cama seria seu refúgio agora.
Ao sair o esbarrão. Coisa de novela ou cinema.
Seu idiota! deixa pra la, lavo a blusa amanha. Alias, lavo não. Foi presente do idiota do ex. NO dia eu achei linda, hje vejo o quanto ela é cafona.
Desculpe-me, não foi minha intenção. Um blusão fedendo a cerveja, uma rosto perplexo, e os olhos se cruzaram. Foi a primeira vez.
Ele nunca viu olhos com tanta ternura descrita.
Ela nunca se sentiu tão desajeitada.
Um outro pedido de desulpas e um convite pra jantarem juntos como reparação do dano provocado a blusa.
Convite aceito.
Horas de conversa. Era como se ja se conhecessem antes.
Um beijo e ela sái correndo.
Ele grita. Tarde demais.
Não trocaram telefones, e como a conversa fluia naturalmente não sabiam nem seus nomes.
Foi quase um sonho...
Quase

domingo, 20 de setembro de 2009

Minha Lú

Ontem fui visitar uma amiga de infância. A minha Lú (era assim que eu a chamo sempre)
Enquanto esperava ela abrir o portao verde de sua casa (ele é exatemente como eu o via desde que criança) fiquei recordando minha ansiedade para que ela abrisse a porta quando éramos crianças e eu ia parta a casa dela brincar.
Quando a olhei nos olhos era a mesma menina linda, meiga e sensível das auroras da minha vida rsrsr engraçado? Não é não. É que ela conserva o mesmo olhar, os mesmos cabelos dourados e o sorriso de menina sapeca.
NOsa, como eu desejei ter aqueles cabelos quando era menina.
Conheci minha Lú na primeira série no centro educacional pirlimpimpim. Sim aquela mesma fadinha do conto do peterpam.
Aliás quando teve o concurso para escolher a aluna que mais se parecia com a pirlimpimpim eu fiquei roxa de ódio porque a domitila ganhou, eu tava torcendo pra lú. Mas a domitila era parecida mesmo.
Nos duas sentavamos perto uma da outra, brincavamos e estudávamos juntas. Ela era a maestria e eu, a sombra, querendo ser ao menos, parecida com ela; afinal, ela era linda ja na infãncia, e eu, afff não era um exemplar de uma menina bonita, com as minhas bochechas, nariz, corpo, coxas roliças.
Acho que ela nem se lembra disso, mas durantes dois anos, tirei o nome dela no amigo secreto. Um ano dei um jogo, no outro não me lembro bem.
Anos passaram-se, mudamos de escola, mas como éramos muito amigas e vizinhas não perdemos o contato por algum tempo.
Não saberia dizer ao certo quando foi que nos afastamos; em que momento da vida paramos de compartilhar nosssos sonhos, nossas ambições, nossos medos...
Ela foi sempre o otimismo e eu? A problemática
Ela o consolo
O conforto
As boas idéias
E eu a sedenta pela ajuda dela, manifestada como fosse
Nos bons e maus momentos lembro-me da voz doce e das palavras de incentivo... Mesmo quando ficamos distante.
lembro-me de em qlgum momento tê-la magoado ou com palavras ou com atitudes, mas ela com sua dedicação incondicional nunca ousou me dizer nenhuma palavar mais dura.
Quando foi sua menarca?
Quem foi seu primeiro beijo?
Seu primeiro amor?
Sua primeira desilusão?
Do primeiro namorado eu ainda lembro, esse eu estava la na torcida.
Como eu pude deixar o tempo nos afastar assim?
Nem ela entende o porquê, mas, muitas vezes foi para protegê-la do enfadonho de suportar-me com minhas agruras pessoais.

Entre idas e vindas na plataforma da minha vida, lembro-me bem de sua imagem em muitas paradas que fiz. Lá, de braços estendidos e um beijo carinhoso, caso eu descesse ali e precisasse dela.
Se eu fechar os olhos lembrarei com minúncias uma vez em que ela chorou deitada no meu colo. Ela nunca chorava. A dor que senti naquele momento foi indescritível, porque era a primeira vez que ela precisava de mim, da minha força e eu não sabia como; eu frustada por não sabe o que fazer não fui tão eficiente quanto ela no consolo e no amor ao proximo.
Ela diz que eu sou boa demais, que eu amo demais, que eu sou amiga demais
exagerada demais, louca demais, estravagante demais.
Eu sou mesmo "demais"...
Mas tento, juro que tento ser mais comedida como ela, que alias é um exemplo pra mim.

Se um dia eu tiver tempo ou coragem irei dizer a ela, mas por enquanto agradeço a deus por reencontra-la, nem que seja nessa estação da minha eterna viagem.
Minha Lú, essa filha do tempo com a tempestade diz:

Obrigada por vc ter essa voz doce que acalenta
por essa meiguisse que me encanta
por essa paciência que suporta meus arroubos sentimentais
por seus conselhos ajuizados que me mostram os trilhos certos mesmo quando eu não trilho por eles
por seu abraço apertado que me conforta
por seu sorriso que me alegra
por sua vontade de viver que me inspira
por sua inteligencia que me norteia
por sua vivencia que me impulsiona
por sua amizade verdadeira
por me ensinar que o NÃO não é o fim do mundo
que o NÃO é necessário
porm e mostrar que eu sou melhor do que eu penso
por acreditar em mim
por gostar de mim quando eu menos mereci
por demonstrar seus sentimentos quando a maioria das pessoas o dissimulam
por estender suas mãos quando alguns retiram
Obrigada por vc existir e fazer parte da minha vida
por que a amo?
por que não amá-la, eu ja não saberia...


depoimento no seu orkut. COloquei aqui como post
Sabe quando sai da sua csa na outra noite,passei horas recordando parte da nossa infância e adolescência. Não me lembro nesse tempo todo de ter dito a você o quanto a acho linda.Não por esses verdes olhos cujo brilho me remede as mais belas campinas,não por esse sorriso,encantador e enigmático,não só pelo cabelão aloirado,lembrando os raios de sol,vejo-a linda pela beleza eterna que esta dentro d evc e que irradia fora tb.Me lbrei das nossas brincadeiras, das vezes em que choramos juntas, das nossas confidências, de tudo, me lembrei que nunca disse eu te amo. E como a amo. Amo-te pela amiga,irma, confidente que vc é e sempre foi pra mim. Amo-te porque nem o tempo nem a distancia diminuiu um pouco sequer nossa amizade e carinho. Amiga linda se um dia estiver muito longe de vc, lembre-se que vc esta no meu coração porque faz parte de mim, e que a amo, como minha irma e amiga e sempre amarei mais do que amei ontem e menos do que ainda irei amar-te alem da vida e da eternidade

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dá um tempo

Música que compus ontem


To precisando de um tempo pra pensar
de um tempo pra sorrir
to querendo não ter nada pra fazer
Saber que te perdi
Aprender a esquecer

nessas idas e voltas da estrada
Vou farrendo o tempo e suas pegadas
mas estou sempre seguindo voce
preciso te deixar pra tras

Vou indo e vindo sem ter onde chegar
algum lugar onde vc não esta
onde tudo não me faça lembrar vc
mas a estrada vai ficando sinuosa
e vou vendo me perder
indo pra longe de vc
onde me esconda
e sua voz cale-se de uma vez


Vou me perdendo e me achando
Indo e vindo aos poucos lembrando
Que eu vou ser mais feliz
mais feliz quando vc não existir mais pra mim

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aluga-se amizade

OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL:

Aluga-se amizade .

Aluga-se por preço módico um ou mais amigos à escolha do freguês.

Amigos que te admiram pelo que vc é, pelo que representa, pelo que faz: R$ 300,00 a hora

Amigos que não te invejam, não cobiçam o que é seu, que não te trái: R$ 300,00 a hora

Amigos que p elogiam, que o console, que lhe dê um ombro amigo: R$ 300,00 a hora

Amigos que o apoiem, que lhe dê palavras de incentivo: R$300,00 a hora

Amigos que riem das suas piadas sem graça, que chorem ao ouvir suas histórias e que fiquem indignados com suas tragedias pessoais: R$300,00 a hora

Amigo que lhe escute com atenção e que mesmo não concordando com o que vc diz ou tenha feito continue a ser seu amigo: R$1000,00 a hora

Amigo fura -olho,
traira,
invejoso,
maldoso,
que nao o apoie,
que fuja nos momentos mais dificeis,
que lhe incentive a usar roupas que não ficam bem em vc só para parecerem mais bonitos,
que pega seu dinheiro imprestado e nao devolde,
que pega sua roupa nova emprestada e nao devolve,
que pede pra vc ficar com o filho no sabado a noite e volta no domingo a tarde,
que dá em cima do seu namorado, marido, namorada, amante,
amigo que te critica maldosamente : R$100,00 a hora

Serviço garantido ou sua instabilidade emocional de volta!









Anúncio inspirado pelo serviço de alugueis de amigos de SP. E edu que achei que fazer amigos pela internet fosse o cúmulo da solidão.... Ledo engano
As pessoas esquecem quem vc é

As pessoas esquecem o que vc faz

As pessoas esquecem do que vc pensa

As pessoas esquecem do seu nome

As pessoas esquecem dos eu rosto

As pessoas esquecem do seu corpo

As pessoas esquecem da sua vida

As pessoas jamais esquecerão de como vc fez elas se sentirem

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Meus quase 30

Affff Admitir que estou chegando aos trinta faz parecer que essa década é quase um fardo...
No entanto, meus quase trinta não me apavoram tanto quando penso nas coisas boas que esta década está por trazer.
Se eu soubesse metade da metade do que sei agora e tivesse vivido metade da metade do que ja vivi na década "quase " passada, não teria vivido esses 20 e poucos anos com medo dos 30 e dos 30 e poucos anos.


Nesses quase 30, discurso com conhecimento de causa e tenho argumentos para sustenta-los, e que alívio, percebo que tenho vários motivos para brindar a nova década:


Saber o que quero como quero e quando eu quero com certeza já é uma questão a menos para o analista.
Descobri que meu pai não era meu herói, que minha mae também peca, profana e erra tanto quanto eu, e agora está mais fácil conviver com isso sem me sentir culpada por tantos embates.
TPM: agora sei bem ó que é, quando chega e os estragos que provoca; uso-a como arma ou tranco-me no quarto.
Sou eu o mais importante da minha extensa lista de prioridades e tento, na medida do possivel me priorizar. Antes meu nome mal aparecia na lista.
Dieta da sopa, da lua, das estrelas do tipo sanguíneo. ja sei todas de cor, maioria não funcionou comigo, abandonei todas pela metade e hoje, exibo altivamente curvas generosas, com graça e senso de humor.
Ahh também fico muito mais bonita de cabelo loiro, que aos 30 deixe muito mais mulheres elegantes.
Fiz as pazes com o espelho, ao menos, brigo menos com ele.
Sei máscara caseira para a pele, cabelo, disfarçar barriguinha, cozinhar, costurar, decorar, sou polivalente.
Tenho a oppção de transar e fazer amor sem esperar uma ligação no dia seguinte ou me preocupar com meu desempenho.
Dou consellhos amorosos, profissionais, pessoais, espirituais com a segurança de uma sarcedotisa.
Ja tenho profissão, gosto do que faço e INDEPENDENCIA; mas também repenso sobre tudo isso e ainda quero mais, muito mais da minha vida profissional, ou quem sabe tentar outros caminhos.
Meu rol de investimento esta bem maior, ja que os homens de 20 sao fascinados por mulheres mais velhas e os de 40 ou 50 se encantam por minha segurança.
Alimentação regrada, terapias alternativas, ioga estao na minha agenda semanal, mas o shop com os amigos no final de semana é sagrado.
Ja aprendi a dirigir.
Sim tamanho é documento. um salto 15 dá uma levantada em qualquer astral rsrsrs
Beleza é questao de investimento financeiro.
ja não me preocupo tanto com oq ue vão pensar de mim, mas minhas atitudes estao voltadas ao que vai me fazer sentir bem.
Dou risada de mim, por mim e principalmente do que eu faço.
Ja moro sozinha quando quero.
Se estou solteira é por opção.
A ciencia ajudou e posso adiar o projeto de ser mãe.
Sapo ou principe, eles são o que são, e nao o que eu quero que eles sejam.
Posso dominar na cama ou fora dela, sem perder a doçura ou a feminilidade.
INterpreto qualquer papel quando necessario.

Meus quase 30 apesar da insegurança adquirida estao longe de me dar a estabilidade pretendida e não acredito que na proxima decada eu vá alcañça-la.
A alma feminina tem anseios imensuráveis.

Segurança, independencia, sensualidade, prazer,tolerancia, competência. Eis os meus quase 30 aguardando que a proxima década traga outras conquistas.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dia dos Pais e uma outra história. Vovô Leonidas


Na manhã do dia dos pais, resolvi ter uma conversa diferente com meu avô e saber um pouco mais sobvre sua família. Descobri coisas incríveis.

PS: Vovô adora contar histórias, mas essa manha nao quis falar muito sobre isso e segundo minha avó, ele omitiu algumas coisas. Mas ele me garantiu conta-las outro dia. Às outras pessoas isso parecerá enfadonho, mas o fato dela estar aqui é para primos, sobrinhos e um dia meus filhos, possam leer sobre algo quem nunca pergutaram ao vovô.


Leônidas Alves Teixeira


Pai: Francisco Teixeira filho de José Alves Trindade e Maria Teixeira

Mãe: Jorvenciana Luciana Teixeira (Jorvé) filha de José Luciano de Deus e Maria Luciana de Deus


Chico teixeira e Jorvé casaram-se tiveram 10 filhos: Maria Alves (Cotinha)"In memorian";Gabriela, Pedro, Américo, Valdeci (ludugero)"In memorian", José"In memorian", Vicentina, Benedito"In memorian", Francisca "In memorian"e Leônidas


Leônidas nasceu na fazenda Palmital no povoado do bezerra.

Mudou-se de casa várias vezes até ir para Formosa aos 11 anos para estudar.

Devido à sua inteligencia, seus tios queriam que ele fosse embora para longe e continuar seus estudos. Porem ele não foi.

Entre as escolas que cursou estudou no Colegio Americano do Brasil e seu primeiro professor foi João Baiano e cursou ate a 4 serie.

Foi dispensado do Exército porque após a segunda guerra havia grande contigente de soldados.

Aos 19 anos ja éra professor no povoado Barreiro.

Nesse mesmo povoado conheceu a Bela jovem (palavras dele) MAria Alves de Souza, com quem namorou 5 anos e casou-se em 21 de setembro de 1957.

COm honestidade e honradez cultivou a terra e dela tirou o seu sustento e o de sua família.

Juntos ele e Dona Terezinha como é chamada por todos criaram seus seis filhos: José e Maria, Odália, Chicão, Léo e Divina.


Seus seis filhos lhe renderam netos que são todos, orgulhosos dos avòs que têm, criados unidos e convivendo no Bisnau, nosso reino encantado


José: Maize (zizi), Simone aguardando o sexo do nenem , Marilia (gabi) mãe do Miguel e Junim

Maria: Emília e Hélio e os dois ja premiaram vovô com 4 bisnetos: Vitória e Fábio filhos da Emília e laura e Lucas filhos do Hélio.

Odália: Márcio pai da Tais, Viviane mãe da Fernanda e Felipe, Marcelo pai da Duda e Marcílio

Chicão: Vinícius, Bruno, Déborah e Ester

Léo: Thayzia e Hugo

Divina: Jhonatan e Marques Antônio


Resumida desssa maneira, a história do meu avô parece fria e curta, mas não é.

Emoção é ouvi-lo contar, rememorando fatos e situações com sua maneira extrovertida de conta-las.


A familia cresce a cada dia, reunindo agregados e amigos, unidos pelo amor e pelo sangue que nos faz forte.

Vovô nos comanda com doçura, e com seu exemplo de vida nos norteia em nossos caminhos.

Procuro estar presente e aproveitar da presença dele porque nao sei quanto tempo ainda teremos juntos.

Não consigo entender como alguem pode magoar idosos e violenta-los atraves de palavras e atitudes.

A você meu avô querido um feliz dia dos pais e meu amor eterno

Dia dos Pais sem Vovô MArcides

Ontem enquanto pensava num presente carinhoso para dar ao meu vovô Leonidas, lembrei-me que nao poderia fzer dois prsentes ou duas ligações assim como todos os anos, esse ano uma ausência me doeu: o primeiro ano sem meu avô marcides.
Diferente do que escrevo, esse é um desabafo particular.
Meu avô era um ser humano incrível, engraçado, inteligente apesar do pouco estudo e muitas histórias pra contar.
Algumas jamais saberei se eram verdades ou não, mas ele contava suas histórias intermináveis assim como seu repertório.
Ainda criança meu pai nunca estava em csa no dia dos pais, entao era com ele que a data era comemorada. Um almoço um jantar e no cardápio peixe, seu predileto. Ele dizia que poderia comer peixe todos os dias pelo resto de sua vida.
Ainda me lembro quando ele contava sobre sua infância paupérrima quando vendia bolos e nao podia come-los ele sentiu muita fome.
Durante anos, fui acordada com sua voz rouca pedindo café, eu levantava preparava o café e ele trazia os paes. Houve um tempo de recessão em minha csa e aqueles paes muitas vezes, minha mae nao tinha dim dim pra comprar.
Algumas de suas histórias não sei contar, mal sei a história de sua familia, mas dele, me lembro bem. Nunca vi olhos amendoados com nuances verdes tão bonitos. E alguem que mal sabia ler, saber tanto sobre tudo.
Se fosse enumerar o que ele fazia pelos netos, seriam incontáveis histórias. Pelos filhos, outras ainda.
Esse ano, sei que ele nao esta aqui par o abraço, peixe no almoço, café quentinho, piadas engraçadas, carona para igreja e seu inegável gosto e entendimento sobre carros.
A dor da saudade foi acompanhada por lágrimas muitas lágrimas. Lembrei-me que vovô chorava pouco.
Feliz dia dos pais vovô. Vc foi e sempre sera um exemplo de honradez, simplicidade, humildade, caráter e amo pra mim.
Te amo

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pai quando foi que deixamos de nos olhar?
De conversar, de nos abraçar de verdade?
Hoje nos damos abraços frios, não conseguimos conversar mais de 30 minutos sem brigar, vc me olha com reprovação
eu o olho com mágoa
eu o olho com aquele olhar de decepção
Quando foi que parei de espera-lo na porta de csa, por incontaveis noites depois que minha mae dormia.
Quando vc chegava era aquela festa, me carregava nos braços, me sentava ao seu ldo e me cobria d ebeijos.
COlocava os mais diferentes apelidos e me fazia ajuda-lo com a lavagem do carro.
Eu passava a noite acordada na vespera de irmos para o Bisnau.
Quando foi que vc me beijou pela última vez?
Quando foi que essa mágoa começou a me consumir?
Vc não faz idéia das noites que chorei ouvindo vc brigar com a minha mãe, implorando pra que a gente nao ficasse separados. Mas vcs sempre colocava a gente no meio das brigas e eu sempre fiquei do seu lado, ate vc começar a me mac hucar com palavras de desprezo.
Sera que algum dia vc me amou? Sera que um dia teve noção do meu amor e admiração por vc?
Tarde demais, tudo foi esvaindo com os meus sonhos de sermos felizs.
Graças a vc e a minha mae eu nao acredito nem no amr nem no casamento.
Queria que vc pudesse ler esse meu desabafo.
Sinto sua falta, do meu pai, do meu heroi, do meu companheiro.
Ja nao tenho mais isso, e ao que vejo nao tem me sobrado mais nada, a nao ser as lembranças
de um passado que nao volta mais
Será que vc nao percebeu que eu sempre quis ser a mais inteligente, a mais criativa a mais esperta pra vc e minha mae olhasse um pouco mais pra mim?
Que tudo o que eu ja fiz de errado (o que vc sabe e o que vc nao sabe) era pra chamar a atenção de vcs?
Sera que vc sabe as noites que ainda choro e a dor que sinto vendo vc degradar sua vida e sua familia com essa sua ignorancia e falta de amor proprio?
porque nao me escuta?
Porque nao ve?
Sinto raiva do amor que vc sente pelo filho que tem e como esquece das tres filhas que um dia te amaram com tanta força e vc deixou pra tras.
Nao faç isso ,nao mate o pouco do pai que restou em vc, recupere sua dignade, seu amor proprio e conquiste sua vida, a sua sonhada vida.
Talvez algum dia possamos recuperar ao menos o respeito que eu tnha por vc, porque amor, esse
bem...
se existe talvez algum dia eu me lembre sem ter que chorar lagrimas de sangue por isso
A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.

domingo, 19 de julho de 2009

Aos meus amigos

Querido amigo (a)
Há quanto tempo não lhe dou um abraço daqueles de urso?
Quanto tempo ha que não lhe beijo a face, a testa, as mãos; aquele beijo estalado, molhado, efusivo?
Há quanto tempo não ligo no meo da noite para ouvir sua voz ou simplesmente para saber como você esta?
Há quanto tempo não sentamos no sofá e vemos um filme ou o picapau?Malhação?
Há quanto tempo não saimos juntos, para aquela festa chata e damos risada mo mico de cada um?
Há quanto tempo não tomamos um porre daqueles e curtimos a ressaca juntos]?
Há quanto tempo não choramos juntos?brincamos? andamos pela praça?ficamos sentados na praça?
Há quanto tempo não sei de você? Se casou, separou,adoentou, melhorou, endividou, enricou,remoçou, envelheceu?
Há quanto tempo amigo...
Há quanto tempo...
Quando foi a última vez que nos vimos
Quando foi que eu disse eu te amo?
Quando foi?
Foi a falta de tempo?
Foi a distância?
As circunstâncias?
Quando foi amigo que eu disse a falta que vc me faz?
A saudade que sinto?
As lembranças que tenho?
Nem mesmo sei dizer seu nome completo...
Quando foi que deixamos de falar sobre nossos sentimentos...
nossos momentos...
nossos lamentos...
nossos tormentos...
nossas alegrias...
agonias...
ironias...
decepções...
precauções....
sonhos....
ilusões...
metas...
quando foi?
Sei que não importa a distÂncia que nos separa, o tempo que não temos o mais importante amigo é que você esta aqui comigo, guardado no coração, de tdos os lados do peito, do corpo, da memoria.
Você esta nas lembranças, gravado na memoria que não se dissipa, não se esvai.
Explicar o quanto eu o amo é algo que não consigo, não há plavras o suficiente, não é intensivo como o meu amor,mas o amo amigo, por tudo que és, faz, tem, representa.
Amo-o com força tal, pureza singularidade, simplicidade.
Amo-o, porque é o amor o dom mais supremo
Amo-o porque é esse amor que me alimenta e eu não saberia com não ama-lo. Esse amor não tem nome, cor, destino, paradeiro. Esse amor é a expressão real e concreta do que sinto por vc
Eu amo você

Amigos

Amanhã é o dia do amigo. Todos os anos nessa data, desde que a conheci, paro para pensar nos meus amigos, em cada um deles. Não é um exercício fácil, pois ao longo de nossa existência fazemos e perdemos amizades, pelos mais diferentes motivos e circunstâncias.
Enquanto vou escrevendo vou tentando trazer à memoria o rosto de cada um, os momentos compartilhados, as circuntâncias em que nos separamos.
Gabo-me da boa memória que tenho, mas por mais que eu tente, algumas situações e pessoas estão ficando difusas em minhas lembranças. E esse exercício está me causando certa dor; dor de saudade,triteza, decepções, egoísmo em querer que o tempo voltasse ou que eu pudesse ter uma redoma onde guardaria todos os meus amigos. Mas nao posso.
Agora parece faltar-me as palavras certas para descrever o que sinto, não por ausência de inspiração, mas porque não consigo reuni-las e expressar o que ironicamente esta parecendo inexplicavel.
Citar nomes seria muito complicado porque são tantos e tão importantes que, se por lapso eu me esquecesse de algum,não me perdoaria.
Não saberia viver sem amigos, sem ama-los, e adoro o que diz Vinicius quando cita com categoria e beleza dignas dele que suuportaria que morressem todos os seu amores, mas não seus amigos. Eu não poderia ser mais enfática que isso.
O amor de amigo é o mais sublime dos amores, o mais compassivo, mais compreensivo, mais apazigador. POr amor a um amigo somo capazes de muito mais que imaginamos.
è uma pena que as amizades hoje sejam tão superficiais, a base de interesses materialistas ou conveniências sociais.
Já não se fazem amigos como antigamente ...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

3 x 4 zizi

Nome: Maíze Cristina

Apelido: zizi, ziza, cris, maizena, diva

Idade: mental ou física rsrsr; dependendo do dia pode variar entre 5 e 50

Naceu: Num hospital em Uberlândia

Peso: Tenho mesmo que responder isso...

Altura: depende do salto que eu uso

Estado civil: à espera

Melhor qualidade: generosidade

Maior defeito: impulsiva

Qual a característica mais importante num homem: lealdade

Na mulher: lealdade

O que mais aprecia nos amigos: estarem presentes nos bons e maus momentos independente da distancia

Atividade preferida: reunir familia e amigos em csa

Ideia de felicidade: Ter estabilidade financeira e emocional pra constuir uma familia

Pior das tragédias: ficar sem, amigos

Se não fosse vc quem gostaria de ser: Marisa MOnte

Onde gostaria de viver: na Italia

Viagem preferida: Fica dificil, estou sempre na estrada, mas Bisnau é um lugar magico pra mim

cor favorita: rosa chok

Flor: orquidea

Animal: coelho

Autores: Castro Alves, Alexandre Dumas, Emile Bronthe, Eu

Cantores: MArisa MOnte, Renato Russo, Ana Carolina, Djavan, Chrystian e Ralf, MAysa, Roberto Carlos,

Se tivesse um super poder: curar o cancer

Palavra: amor

Detesta: ficar sozinha

Comida: nhoque

Dom: transformar o feio em bonito

Como gostria de morrer: dormindo

Estado de espírito atual: reflexiva, infeliz

Que defeito é mais facil perdoar: Perdoar nao é facil

Lema da vida: propagar o amor e amar muito

Momento preferido do dia: quando um paciente meu sai do consultorio sorrindo

PIor: qdo estou em csa sozinha

Mania: comprar roupa

Sonho de consumo: csa com uma banheira hidromassagem gigantesca e um fusca conversivel rosa chok

Uma lembrança de infância: brincar ocm minhas primas de comidinha no bisnau

Gasta muito com: sapato e roupa

Emq ue ocasioes mente: prefiro nao mentir, omito as vezes sobre meu estado de espirito

Primeiro beijo: na fazenda, primo dos meus primos

Sexo: umm muito bom

Vaidade: meu cabelo

medo: cobras

Me irrita: depende da ocasião e da pessoa

O que não gosto em mim: gordurinhas persistentes

Maior amor: minha familia e amigos

Maior conquista: ter conseguido que um jovem em coma sorrise antes de morrer.

Maior tesouro: familia

Maio tristeza: tantas em intesidades de razoes diferentes

Esporte: sinuca

bebida: vinho

Livro: bíblia, cem anos solidão

Exemplo: meus avós maternos e paternos

Uma dor sem cura: minha enxaqueca

Fantasia: ops perai....

Melhores amigos: os meu amigos são os melhores

ùltimo desejo: não quero ser nem velada nem enterrada

Conquista recente: Ainda estou tentando

Presente: Nascimento dos meus afilhados e sobrinho

Saudade: Sinto a todo momento

Pra encerrar uma frase:

Não preciso de migalhas de afeto, preciso ser amada

Flores negras

Tenho plantado flores negras
Um jardim inteiro
de canteiro a canteiro
De hastes, folhas, espinhos: negras
Flores que rego com cinzas quentes.
Elas brotam frágeis,
Ilesas
Inertes.
Com certa beleza.
Vigoram sem tempo certo
Mas com certa franqueza, há um certa incerteza.
Planto flores negras
Porque as coloridas brotam em qualquer lugar
Num lugar qualquer sem nenhum esforço
AS flores coloridas sao fortes
porque sao muitas, maioria, infinitas e em cores
Mas as negras
Essas sao duras
Nao murcham
Porem sao raras
Talvez porque ousaram nascer negras em meio tao colorido
lúdico
Planto flores negras como quem quebra regras
a ditadura da beleza das colorida
Elas tem resistido
Têm resistência
Com certa frequencia desafiam a certeza
e brotam frageis
francas
mas negras
O certo é que incerto não é falar das flores negras
Elas estao aí,
misturadas as cores
à diversidade
Mas elas ousaram
ser negras

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Escolhas

Não consigo mais fzer tantas escolhas, parece que nada mais é como antes, devido a grande variedade de coisas que surgiram com a promessa de revolucionar e ajudar a vida das pessoas. Concordo com o revolucionar, quanto a ajudar, tenho as minhas dúvidas.

Quando eu era criança, a festa se fazia com bolo, brigadeiro. bala enrolada no papel crepon picodo. os temas eram os desenhos da época e a diversao era estourar as bexigas no final da festa com todo mundo empanturrado de bolo e sujo de brigadeiro. Hje tem uma infinidade de temas de desenhos que nao sei nem em que canal passam, e os gêneros, mais dificeis de escolher ainda porque as crianças do mundo moderno estao cada vez mais exigentes. Ahh e ainda tem a saga de comprar o presente certo, eis entao uma das partes mais chatas de se aceitar um convite para aniversario de criança, principalmente se vc nao tiver intimidade com a mesma.
A o estilo casamento e festa de 15 anos tb agora tem ares de superprodução, o que não deixa de ser bom, mas que tb contribuem na hora da escolha do presente e figurino.

Não bastasse eu ter que escolher entre vestido curto ou longo, pretinho basico ou cores, agora tenho que esolher entre vários tecidos e modelagens. Quanto aos cabelos, quem consegue ir a uma loja de cosméticos sem sair de la tonta de tanta diversidade?
pre xampu, xampu com ou sem sal, para cabelos cacheados, mistos ou lisos, pra cabelos escuros, loiros ou vermelhos;
cremes de massagem, leaven, pomadas,espumas
ufaaa
escova de açúcar, mandioca,progressiva,definitiva, inteligente, marroquina
cauterização a frio a quente, selante, hidratação

Ha horas em que bate a saudade do bobse grampo, xampu e condicionador e simplesmente uma touca.

As escolhas nao são fáceis e nunca foram, mas a opção ser feliz é que deve nortear essas escolhas, do contrario, estaremos fadados a sempre querer agradar os outros e nao a nos mesmos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Esquadrão da Moda- repúdio

Ontem tanteando o controle remoto em busca de algo interessante para assistir na TV parei na sbt e vi a Isabela Fiorentino, ícone da beleza e da moda brasileira; resolvi ver o programa que minhamae vem comentando há dias comigo.
FUTILIDADE, eis uma palavra que resume o programa. Os aprensentadores surpeficiais e sem muita versatilidade na apresentação, têm o vocabulario diluido em frases feitas e de ironia pouco criativa porem muito cruel.
Para quem nao conhece o programa funciona assim: alguem da familia ou amigos da vítima em questao, julgam que essa pessoa é brega ou que nao se veste bem (isso para os padroes dels), dai manda uma carta ou e-mail para o programa.
Dai começa a via cruzis
Como é que amigos verdadeiros e familiares pode expor alguem a essa humilhação pública? Quem lhes deu o direito de definir isso ou aquilo sobre a personalidade de alguem?
Os apresentadores vão a csa da vítima, detonam não só suas roupas mas também sua auto estima.
Fazem comentarios grosseiros e dão risadinhas sarcasticas.
Logo apos começam o que eles chamam de salvação. Mudam o estilo da pessoa ao seu bel prazer, mandam pro cabeleireiro, estética, shopping. A escolhida com o sorriso amarelo da relatos doq uanto aquilo mudou sua vida e os apresentadores exibem sorrisos vitoriosos do que eles chamam de "salvação" de uma alma perdida.
Me sinto ultrajada. Todas nós mulheres com alta ou baixa auto estima sabemos que numa festa ou em qualquer lugar sempre olhamos as outras mulheres, criticando-as ou nao por seus estilos, mas respeitando-as por serem o que são.
Agora vem duas pessoas que se julgam ícones porque fazem parte do seleto mundo fashion e querem ditar regras impostas por eles segundo o gosto deles. me desculpa mas não concordo.
tenho minhas crises de auto estima e existencial, mas sou o que sou. Se quero mudar ou tenho que mudar essa tem que ser uma escolha minha, mas se nao mudo o que sinto como posso mudar o que mostro?
Outro dia um psicologo disse à Ana Maria Braga mais ou menos isso:
As pessoas ficam tão precoupadas em agradar os outros e a manterem suas máscaras, que, quando acordam para a realidade, já não sabem dizer o que são, porque estão condicionadas a fazer so o que a maioria quer.
Me lembrei de quando era criança e no livro de portugues tinha o seguinte texto. (parte que me lembro)
Joãozinho foi a escola e a professora pediu que ele fizesse um prato na aula de cerâmica. Ele fez um prato meio torto. A professora disse que estava errado e pediu que ele fizesse um igual ao dela. Ele refez. No outro dia ele pediu que ele desenhasse uma flor. Ele pegou um lapis de cor e desenhou o que ele achava que era uma flor bonita. Ela disse que estava errado e desenhou uma flor de petalas vermelhas e cabo e folhas verdes. Um dia joãzinho mudou de escola. A professora pediu que ele desenhasse uma flor. Como ele nao fez a professora perguntou porque ele nao havia desenhado, ele respondeu que ela nao disse como queria. Ela disse que ele poderia desenhar a flor como ele quisesse, da cor que escolhesse. Ele fez uma flor de petalas vermelhas e cabo e folhas verdes.
Era tarde de mais pra ele.
Talvez nao seja para mim ou para vc, cabe a nós definir.

Quanto ao esquadrão da moda, espero que eles sejam felizes como são, porque um dia, inevitavelmente estarao fora da moda, talvez no proximo verão....

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia dos Sem namorados

Frio pra caramba e com uma coloração rosa, o mês de junho pra quem esta sem namorado é insuportavel. Já reparou que todas eu disse TODAS as lojas são decoradas com corações, velas e cenas de casais apaixonados?
É quase irritante, para não dizer frustante.
Tudo bem que nós as " sem namorados" tentamos de tudo pra arrumar um namorado ate a data fatidica, mas precisa apelar?
Foi simpatia no dia do santo antoni, terço, campanha de oração e do descarrego pra ajudar, mudança no visual, cartao de credito estourado investido no visual, site de namoro, orkut, mandiga, afffffffffffffff niguem merece.
Após passar incólume por tudo isso estamos sozinha.
Mas há aquelas que por orgulho alegam veementemente estarem sozinha por opção.
Ou por falta dela ou por opção deles é claro.
Mas a minha indignação é com a obrigatoriedade de se estar acompanhada nesse dia.
Se você ja passou dos 25 entao, é um crime estar sozinha. E a liberação feminina?
A individualidae?
Ser bem resolvida?
Ser decidida? Inteligente? Independente?
Ora convenhamos? Eu e vc queriamos na verdade ter um namorado.
Do que adianta profissao, dinheiro, altos gastos com beleza e bem estar se a solidão aperta no final da tarde e vc sente falta é de dois pezinhos colados aos seus?
Mas ja que tudo o que tentamos nao deu certo, o jeito é partir pro "senhora de si" e tentar passar a dta incolume.
No meu caso a coisa se complica porque alem de inteligente bonita e independente alem de bem resolvida sexualmente e contente com a vida de solteira sem cobranças, meu aniversario é 4 dias apos o dia dos namorados, ou seja tenho tudo o que os candiatos de plantao precisam com argumentos para nao se apresentarem ao cargo.
Porque convenhamos, os homens em sua maioria (porque os que nao sao assim são objetos raros e de colecionador)gostam das burras e gostosonas, porque sao mais faceis e cobram menos.

Frente a essa realidade crua e nua, eis que elaborei uma estratégia de ação antidepressiva para o dia fatidico:

1- Não fique sozinha sobre nenhum argumento, isso a deixaria com a impressao que esta relegada ao esquecimento social.
2- Nem que estoure seu orçamento do mês e ate do ano, permita-se um retoque no visual cabelo unhas roupas e sapato, porque acima de tudo vc é uma mulher e quer ser bonita e é bonita por natureza.
3- Segundo o IBGE há outras tantas mulheres como vc, entao reúna as amigas e vão pra balada. Há um a chance em um milhao de encontrar o último solteiro da cidade e ainda treinar seu Karate brigando com as solteiras por esse ultimo pedaço de torta de morango vestida de homem.
4- Compre um presente pra vc mesmo, mas evite shoppings e lojas badaladas, porque sempre tera aquela vendedora incoveniente que ira perguntar
_ o presente é pro namorado?Posso ajudar a escolher? vc se sentira ainda mais chateada.
5- Escreva, invente e reivente 10 bons motivos pra estar solteira no dia dos namorados e leia e releia. Vc nao ira se convencer mas ao menos se sentira mais aliviada com o desabafo.
6-Declare sua paixão por si mesma. nada de filmes melosos para ver em csa.

Lembre assim como eu vc é uma mulher decidida, nada de reclamar da vida, afinal antes só do que mal acompanhada. Que me perdoe as orgulhosas mas essa é uma mentira deslavada pra quem esta carente.
Esse ano, ja que todas as inteperies para arrumar uim namorado nao funcionaram, vou vetsir meu melhor pretinho que realçam meus seios e valorizam minha auto estima um scarpim, um inebriante perfume e me pertirei uma noite memoravel, com um bom ou mau acompanhante

Analise do dia dos namorados

O mês de Julho é sempre frio, quentao, quadrilha e romance no ar. Aliás, tudo parece ter cheiro de canjica, vinho, queijo e amor. As lojas se cobrem de corações, muitos corações e cenas de casais apaixonados, em buscar de cativar os clientes. Os preços sugestivos, as musicas melosas, a decoração, tudo é muito propício a comemoração; os shoppings ficam lotados de namoradas e enamoradas a procura do presente ideal. 
Digo as namoradas, porque os homens, geralmente compram seus presentes de última hora, com pouca criatividade, tb incetivados pelas amigas do trabalham que perguntam: o que vc comprou pra sua namorada? Num lampejo de memória ele se lembra que esqueceu e sai desesperado a procura que alguma vendedora caridosa o ajude a escolher o presente.
Eis a semana dos namorados da namorada em início de namoro: 1 mês a 1 ano:
Mulher apaixonada,pisando em nuvens cor de rosas, sai todos os dias da semana e vai ao shopping procurando algo que pareça com ela e que o faça lembrar dela. Geralmente pede opnião dos amigos ou da família dele. Capricha no pacote, escreve cartinha com o seu perfume, sugere irem a um restaurante ou barzim da moda.Compra roupas e sapatos novos, vai ao cabeleireiro e é claro o presente sai o dobro do preço.
Eis a semana dos namorados do namorado em 
início de namoro: 1 mês a 1 ano:
Ele todo bobo, investiga com as amigas dela o que ela gosta mais, compra algo simples e barato que a mae o ajuda escolher e compra uma camiseta nova para sair no dia 12.
Eis a semana dos namorados da namorada; namoro: 2 a 5 anos:
mulher apaixonada, vai a loja e compra o tênis ou a camiseta que ele mais gosta. prepara um jantar,veste uma lingerie nova.
Eis a semana dos namorados do namorado; namoro: 2 a 5 anos:
Ele mais seguro,sai compra um buque de rosas, manda entregar.A leva a um motel.
Eis a semana dos namorados da namorada; namoro: 5 anos ou mais:
ela ja espera o pedido de casamento, pergunta pra ele o que ele quer ganhar, sai e compra o proprio presente com o cartão dele.Ficam juntos em casa ou saem pra jantar
Eis a semana dos namorados do namorado; namoro: 5 anos ou mais: 
Ele da o cartao de credito pra ela pra que ela mesmo compre o presente ou nao se lembra da data. Saem pra jantar fora ou so veem um filme em csa.

Independente do tipo de namorado ou namorado que a pessoa é , a verdade é que o namoro deveria ser prolongado ate mesmo depois do casamento.
No namoro tudo é perdoado: infantilidade, obscenidade, carinhos explicitos, tudo é novidade.
O namoro é pintado em cores vivas, alegres, a passionalidade é levada ao extremo, as ultimas consequencias.
Feliz dia dos namorados, porque arrumar um em tempos de crise economica,social e cultural não é fácil.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Faces

Face escura cheia de medo
Cheia de vícios, maldade ,segredo
Ambição, inveja, covardia
Face serena, face tranquila,
Face imaculada
Face inocente
MAnchada de raiva
secura e dor
Face doente
Face de horror
Face de sangue
De amargura
Face de menina pura
Face facetada por mil conceitos
Face demente
Face sem mente
Face sem cor
Face descoberta
Face sem amor
Face mascarada
Marcada
Sem amor
Face mentirosa
Ardilosa
Vil
Verdadeira

Faceira
Juvenil
Face garota
Marota
Bondosa
Menina
Mulher
Senil
Faces

Descubra

Descubra hje meus segredos
Antes que eles se percam
Que eu os invente novamente
Me deixe fazer parte de suas histórias
Me faça acreditar de novo
Arranque de mim suspiros
Cale com beijos meus gemidos
Me faça sua de novo
Como se fosse a primeira vez
Me faça sua outra vez
Me deixe faezr parte de suas histórias
Reinvente-me em sua memoria
Arranque de mim suspiros
Cale com beijos meus gemidos
Me faça sua de novo

Folhas perdidas

Num pedaço qualquer de papel
Escrevo palavras soltas
de um desabafo calado
Tento encontrar nele atenção
Busco um pouco de consolo
Esse papel frágil, cinza sem graça
Se parece comigo, assim como me sinto
As palavras saem sem dificuldade,
MAS doem
Gritam alto seu desespero
Insistem em sair
Percorrer as entranhas dilaceradas da desilusão
Elas soam aflitas
Clamando calmaria
Enquanto sua vontade de correr
A segura na calçada
O papel vai ficando rasurado
Manchado pelas lagrimas
Talvez eu o rasgue
como tentiva de alívio

Mas o dobro e guardo
segurando
aguardando
retendo
Uma explosão adiada pelo ao menos por enquanto

meu eterno amor

Não posso colocar seu nome aqui, mas vc saberá que foi feito pra vc por vc e com vc, depois de uma noite de amor inesquecivel, como todas as noites e dias passados ao seu lado


Ei menino o que você fez comigo?
Me pegou de surpresa,
Me fez esquecer da razão.
Quis fugir,
correr de mais
Correr atras.
Correr de vc
Quis fugir desses seus olhos de criança maliciosa
Dessa sua voz rouca
Da sua mão forte
Dessa sua capacidade de me atrair
Iludir,
Encantar,
Ludibriar
Desse seu jeito de sorrir
Ei menino se afaste de mim
O que fazemos é proibido
Eu não posso conssentir
Sua pouca idade
Uma certa incoência
Alimenta minha vaidade
da maturidade que orgulho ter
Esse seu jeito especial
de me reter com seu olhar
de me prender na sua mão
De me segurar nos seus braços
Me consolar nos seus abraços
Na sua boca vermelha
Nos seus olhos de mata
De fera enjaulada
Com sua pressa constante
Vou me prendendo em suas teias

Nõ sei como me soltar
Doce menino,
Homem escondido
Se afaste de mim
Porque hje tenho medo de sonhar com vc
Um sonho proibido
Assim como proibidos são nossos beijos
Meu desejo por vc
Assim como nós
tenho medo de acordar dividida
Entre o querer e a razão
Entre a loucura e a sensatez
Menino tenho medo que vc fuja das minhas mãos
de mim
Menino devolva meu coração

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Amor que doi

Tenho sentido uma dor insuportavel: a dor do amor não vivido
Amo com uma intensidade que não sei explicar,medir cronometrar, e ainda assim ao deparar-me com esse amor sofro.
SOfro pelo medo que sinto em nao ser amada,
Sofro porque é um amor com diferença scial bem estabelecida
Amo e essa dor de amar me corroi, me doi como uma doença cronica
cujo remedio apenas ameniza porem nao sara, nao cala, nao melhora essa sensação de perda
Quero gritaro nome, quero implorar que me deixe amar
Que se deixe amar
Quero pdir socorro
Quero ter alguem que me acuda
Por favor alguem cale dentro de mim essa dor que me consome

quinta-feira, 26 de março de 2009

parece irreal

Ontem fui trabalhar um pouco de mal humor. Digo pouco porque ao contrário da maioria das pessoas, acordo cedo para trabalhar sem muitos problemas; mas essa semana ando com uma saudade da minha família e por me culpar por estar longe deles, o mal humor foi inevitavel.
Porém quando chego ao trabalho, procuro dissipar os pensamentos ruins, afinal, aquelas epssoas que estão ali precisam muito de mim, e alem dos males da vida, têm as doenças que as acomentem e niguem gosta de ficar doente né?
Ja tinha inúmeros pacientes para atender além dos atendidos, quando um colega me pediu para atender mais quatro. Pensei na hora do meu almoçom descanso, queria ficar sozinha, mas assim mesmo pedi para que entrassem.
De repente, de cabeça baixa e muito acuados, entram 3 crianças pequenas acompanhadas por um senhor mal vestido e trsite como eles.
resumo da história dele:
A mulher tem problemas psiquiátricos, eles moram numa tapera no meio do mato na beira de uma lagoa distante da cidade 12 km de mata fechada. Els têm 4 filhos de 1, 2,3, 4 anos. A mulher num surto figiu de casa e o abandonou com os filhos. Por não ter com quem deixar as crianças para ir trabalhar ou buscar mantimentos eles estavam se alimentando de farinha e água. Crianças desnutridas, fortmente gripadas e sujas.
Remoendo minha própria vida, vi o quanto sou abençoada por deus, e o quanto não tenho dado valor nas coisas simples da minha vida.
O que aquele pai estava me pedindo era um pouco de atenção e ajuda pros filhos, ja que havia recebido varias ofertas para doa-los mas ele preferiu ficar com eles num gesto de amor imcomparavel.
Pequena diante daquela situação, os atendi um a um, mas ainda acredito ter feito pouco. muito pouco
Alias eu posso fazer mais com o que sou e com o que tenho mas não tenho feito.
Hje aprendi uma lição de amor com els, espero poder retribuir. COmo?
Amando mais, muito mais

domingo, 15 de março de 2009

Vovô Marcides


Minha Declaração de amor
Meu amado avô, hje um dia após sua morte levantei cedo. Não tive coragem de fazer o café porque me lembrei de todas as vezes em que vc chegava cedo la em csa com o pão gritando (levanta porque a estrela de secar carne ja saiu faz tempo). Sai pra ir a feira e dai comprei dois pedaços de bolo. Não comi porque lembrei de qdo vc era criança e vendia bolo e não podia comer porque senao tinha que pagar. Voltei pra csa, não tive coragem de ir à igreja porque lembrei que vc ia me buscar e me levar pra csa, e que no ca minho vc ia cantando os corinhos.
Ahh assisti o filme que ia te mandar de presente.
Estou aqui aos prantos vendo nossa foto na minha formatura e me lembrando que vc estava la na minha primeira apresentação de piano, na minha primeira feira de ciencias, na minha formatura de segundo grau.
Lembrei que vc me levava pra ir a escola, lembrei que vc comprava salgado pra mim qdo íamos ao banco.
To aqui querendo ouvir sua risada e nao consigo porque?
Lembrei que choramos qdo fui embora de casa a primeira vez.
Lmbrei que eu nao tinha muita paciencia com vc.
Eu poderia ter tre escutado mais.
Eu poderia ter brigado menos com vc.
Eu poderia ter te abraçado mais.
Ai como dói a saudade.
Enquanto soluço minha dor fico me lembrando de mim pequenina de macacao acordando cedo, indo com vc de caminhonete buscar o leite. NOs dois tomando minguaude fuba juntos, vc cantando pra mim dormir.
E vc sorrindo, sempre sorrindo
Se ainda tivesse um único dia com vc, iríamos pescar aquele peixe que vc adorava. Eu escutaria ate suas piadas sem graça e não reclamaria dos seus conselhos. Almoçaríamos todos juntos e eu faria seu café sem reclamar depois do almoço e da janta. No final da noite vc me contyaria suas histórias e eu me sentiria orgulhosa por vc ser meu avô
Como nao sei nenhuma palavra mais bela e nem um dicionário todo que possa expresar oq ue sinto por vc
Vovô amo vc

sábado, 21 de fevereiro de 2009

uma frase

Me tira do sério
me deixa ser eu mesma
me libertar das amarras da convencionalidade

em poucas palavras


nem todas as feridas estao cicatrizadas
a dor acumulada
faz questao de gritar bem alto
e assim se fazer ouvida
Estou vivendo momentos de introspecção. Tentando colocar a cabeça no lugar. Descobri que as feridas nao cicatrizam so porque passamos um analgésico e a dor melhora. Elas, muitas vezes cicatrizadas, ainda sangram e com o passar do tempo vão amenizando.
Achei que me afastado das pessoas que eu amo eu deixaria de magoa-las e elas a mim, que os fantasmas que me pertubam e perseguem ficassem para tras. A dor da saudade tem me mostrado uma realidade adversa àquela que eu imaginava.
Os fantasmas vieram comigo. O que estava mal resolvido nao solucionou so porque assim eu o quis,ainda esta por se resolver.
tenho que encarar o fato de que fui impulsiva, mesquinha, infantil.
Me faltaram a maturidade, a capacidade de discernimento e superação para enfrentar meus problemas que há muito tenho deixado para trás, numa fuga vã.
Tenho que enfrenta-los e suportar as consequencias de cada um.
Hoje, ciente dessa verdade, entendo porque ser feliz parece tão dificil.
Uma das poucas vezes eu declarei isso em público: minha fragilidade, minha carência, minha necessidade de ajuda.
Eu preciso de ajuda, sozinha nao ou conseguir.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Inveja

Carta direcionada aos invejosos

Eu sei que meu sucesso alimenta sua sede, mas por obséquio, sera que vc poderia se alimentar de outra coisa? Sua sede em me atrapalhado o bastante.
Se cheguei ate aqui foi por esforço próprio, mérito alcançado com muitoooo sacrifício, para agora vc vir tentar destruir pelo mero prazer de me ver derrotada, simplesmente porque vc por preguiça e incompetência não ter conseguido o que queria.
A inveja é um sentimento que vc sente mas não entende bem, porém te consome e vc não consegue se livrar mesmo que queria. Como boa pessoa que sou, e pra piorar sua inveja quanto a minha capacidade de raciocinio, vou explicar a vc.
Inveja é isso que vc sente, quando vê o sucesso que o meu vestido preto igualzinho ao seu fez na útlima festinha;
OU qdo vc percebe que eu desempenho meu trabalho muito bem e vc nao consegue entender como eu tenho disposição, e olha que fazemos a mesma coisa;
OU quando vc me vê com alguem que vc dispensou porque achava que esse alguem nao era suficiente pra vc, mas que me faz muito feliz;
Peço encarecidamente que vc pare com isso ou entao que passe a observar a vida d eoutras pessoas. Encontre nelas motivos para inveja-las, me deixe ser feliz.
Mão quero mais que vc invada minha privacidade com a desculpa de me ajudar;
Não quero mais que vc critique meu corpo porque queria chamara atenção;
Não quero mais que me ensine o que não quero aprender;
Não eu não sou parecida com vc e nao quero ser, ao contrario de vc;
Não quero mais que vc coloque defeitos na minha comida so porque nao sabe cozinha;
Não quero mais que critique meus namoros so porque esta sozinha;
Afinal....
peço aqui, com veemência exarcerbada que pare com essa sua inveja, antes que ela destrua vc, tanto quanto vc esta querendo me destruir

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009